quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A MIGRAÇÃO DAS AVES

Muitas espécies de aves migram ou deslocam-se regularmente de uma região a outra com a mudança das estações, normalmente buscando locais mais adequados para a reprodução e a postura de avos, assim como fugindo de climas desfavoráveis. Tanto as rotas de verão como as de inverno das espécies são bem definidas.

A maior parte da migração é latitudinal (de latitude), das regiões

setentrionais e subárticas, onde facilidades de alimentação e nidificação durante os meses quentes e depois retiram- se para o sul, onde passam o inverno.

Algumas outras aves fazem migrações altitudinais (de altitude) para regiões montanhosas para passarem o verão e voltam para as terras baixas no inverno.

Migração, reprodução e muda são fases do ciclo anual das aves, todas reguladas pelo sistema neuro

endócrino. Geralmente, antes da migração, acumulam rapidamente reservas de gordura, não presentes em outras épocas, para combustível extra durante os longos vôos.

AGORA É SUA VEZ: O link abaixo leva a um excelente documentário intitulado “Migração alada, do produtor Jacques Perrinfala, fala sobre os mais variados tipos de migração de aves, clique no link e assista, está dividido em 09 partes e vale a pena conferir. Clique na figura e boa viagem ao mundo migratório das aves.
Depois de assistir, verifique se você já presenciou algum tipo
de migração de aves e mande um comentário sobre o assunto para trocarmos idéias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário