segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A ENZIMA CATALASE, vamos comprovar sua ação?

A catalase é uma enzima (tipo de proteína que acelera reações) produzida pelos animais,vegetais e bactérias, também pode ser chamada de hidroperoxidase. é intracelular, está ligada ao processo de decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2 = água oxigenada).

A atividade metabólica da célula produz, entre outras substãncias, o peróxido de hidrogênio que é altamente tóxico para o organismo, daí a grande importância desta enzima que o degrada em água e gás oxigênio seguindo a seguinte reação:

2 H2O2 → 2 H2O + O2, ou seja, para cada duas moléculas de água oxigenada expostas a enzima catalase temos a quebra destas com posterior formação de duas moléculas de água e uma de gás oxigênio, substâncias inócuas ao organismo.

É produzida no retículo endoplasmático dos seres vivos e sua importância também reside no fato de seu mau funcionamento ou falta estar ligada a doenças como o Vitiligo, onde a baixa atividade da catalase e acúmulo de Peróxido Hidrogenado na pele dos pacientes resulta no acúmulo de radicais livres tóxicos que danificam os melanócitos (células responsáveis pela melanina, pigmento de cor escura), uma vez danificados, os melanócitos não sintetizam mais a melanina, causando as manchas características do vitiligo. Assista a esta matéria sobre novas descobertas nas causas do vitiligo.

AGORA É A SUA VEZ: que tal fazer um experimento com seus amigos ou com seus alunos sobre a presença de catalase? È muito simples:

Você vai precisar de:

  • § 4 tubos de ensaio ou copos descartáveis transparentes;
  • § 1 vidro de água oxigenada (dessas de farmácia para passar em ferimentos);
  • § Pedaços de alface ou chicória, pedacinhos de carne, pedacinhos de batata crua, pedacinhos de batata cozida;
  • § Caneta marca cd e um suporte para os tubos ou os copos.




Como fazer?

1) Com a caneta marca cd, numere os tubos de ensaio ou copos;

2) Nos tubos de ensaio ou copos, coloque os diferentes materiais, um tipo em cada;

3) Adicione a água oxigenada até cobrir cada amostra;

4) Observe e anote os resultados em cada amostra.

Responda:

1- Houve reação em todas as amostras?

2- Você esperava que no vegetal reagisse? Por quê?

3- Se em alguma amostra não houve reação, qual explicação você daria pra isso?


Outra proposta: Por quê costumamos adicionar água oxigenada em ferimentos?

Aguardo seus comentários com os resultados que você colheu. Um abraço.

OBS: O experimento sugerido acima pode ser visualizado no vídeo produzido por nós, faça o teste com seus amigos ou alunos com todo o cuidado. Um abraço e aguardo os seus comentários.

Se você estiver interessado em baixar este vídeo para o seu celular para mostrar aos amigos para a repetição, o mesmo está disponível para donwload em uma versão 3GP, própria para a mioria dos celulares e mp4. Um abraço e boa diversão! Clique abaixo e baixe e adicione a seu aparelho.


4 comentários:

  1. Puxa, muito legal esta experiência, também adorei vc ter disponibilizado o vídeo para donwload, já baixei e coloquei no meu celular, mostrarei pros meus amigos na escola amanha, para fazermos também. vc fez esse vídeo sozinho? Faça mais experiências dessas, é tão difícil a gente achar assim, com o roteiro e com o vídeo demonstrando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado cara Carla, fico feliz em poder ter ajudado e também muito contente por você querer repetir o experimento com seus amigo, faça sim, vocês irão achar bem legal mas não esqueçam de anotar os resultados observados e discutir conclusões.
    Sim, foi eu quem montou o vídeo e não se preocupe pois estou elaborando novos videos de experimentos para postar. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Evanildo Alves onde se encontra essa enzima pra vender

    ResponderExcluir