terça-feira, 11 de novembro de 2014

Desenvolvimento sustentável!!!!! O que é isso afinal?




Atualmente houvimos falar a todo o momento sobre a “necessidade de um desenvolvimento sustentável antes que seja tarde demais”, tarde demais pra que? O que é esse desenvolvimento sustentável? Quais os benefícios? Como podemos colaborar?
Primeiramente temos de entender que desenvolvimento sustentável é a forma que a população mundial deve usar/agir para poder suprir suas necessidades, sem que isso comprometa as necessidades das populações futuras, ou seja, como podemos explorar o recursos naturais disponíveis hoje sem que essa exploração comprometa as gerações futuras? Percebemos que a forma como estamos explorando o planeta e seus recursos hoje o está prejudicando e colocando a sobrevivência em situação de risco no futuro.
Pensar e agir de forma sustentável são buscar quais meios são mais adequados para poder harmonizar dois grandes objetivos atuais: continuar o desenvolvimento econômico das nações e também garantir a preservação do planeta para as gerações futuras.

A busca por um desenvolvimento Sustentável viável e que possa atender às reais necessidades do Planeta e das populações humanas que nele vivem pode ter inicio com atitudes simples que podem começar em nossas casas como a reutilização e a reciclagem por exemplo.
Quando nos referimos aos governos, ou seja, a uma esfera bem mais abrangente, temos que tal objetivo deve ser muito bem planejado e com grande organização através de políticas públicas que visem o bem estar social e ambiental conjuntamente.
Não podemos confundir Desenvolvimento Sustentável com Desenvolvimento Econômico uma vez que este último, quando buscado de forma isolada demanda de grande exploração de recursos ambientais, o que vai contra a sustentabilidade aqui discutida. Entendemos, então, que as práticas que buscam o Desenvolvimento Sustentável devem levar em consideração que tanto os recursos naturais como a capacidade do planeta de nos manter são finitos e quando extintas fatalmente nos levarão a extinção também.


          Naturalmente temos consciência de que o crescimento econômico de uma nação é muito importante para a melhoria da qualidade de vida desta, mas não devemos esquecer jamais que somos parte do ambiente e que se a exploração do mesmo não for feita de modo planejado e que garanta sua continuidade às gerações futuras, estas não terão de onde obter seus recursos necessários o que resultaria em guerras, fome, e aumento das desigualdades.

Video do YouTube que trata o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.


Links Interessantes para aprofundar o tema:



Nenhum comentário:

Postar um comentário