quarta-feira, 12 de novembro de 2014

AQUECIMENTO GLOBAL. POR QUE SE FALA TANTO DISSO?


     Muito se ouve falar a respeito desse tal aquecimento global, mas pouco se explica de fato, talvez por isso muita gente ainda não deu a devida atenção a este sério problema que está aumentando a cada dia.
Primeiro temos de ter em mente que o chamado aquecimento global é um evento natural em nosso planeta, sempre existiu. Nada mais é do que a retenção da radiação solar em nossa atmosfera que gera o calor que aquece nosso planeta, esse evento é chamado de efeito estufa, sem ele a Terra seria fria e dificilmente habitada.
     Agora quando falamos de aquecimento global no sentido de problema ambiental estamos nos referindo a elevação do aquecimento global natural por conta de fatores como a poluição que faz com que maior quantidade de calor fique presa na atmosfera aumentando assim a temperatura em todo o planeta e causando um sério desequilíbrio ambiental. Entendemos que o aquecimento global que tanto se fala é uma consequência das grandes alterações climáticas que estão acontecendo em nosso planeta nas ultimas décadas e que tendem a se agravar.
     Em diferentes pontos do planeta vários estudos indicam que estamos passando por um aumento da temperatura média global; esse aumento gira em torno de 0,3º C e 0,6º C. Ai você pode dizer: “só isso? Tanto caso por tão pouca mudança?”. Acontece que mesmo sendo uma mudança aparentemente discreta, temos de levar em consideração que ela está ocorrendo em todo o planeta e que muitos ecossistemas são altamente sensíveis a estas mudanças, ou seja, a biodiversidade fica ameaçada frente ao desequilíbrio ambiental resultante dessas alterações além de outros eventos como o derretimento das camadas polares que ao liberar mais água nos mares pode aumentar o nível deste causando enchentes em diversos pontos do planeta.

     Para tentar compreender o que vem provocando esse aumento anormal do aquecimento global várias pesquisas, estudos e experimentos estão sendo realizados ao redor do mundo e alguns resultados interessantes foram obtidos, desde aqueles que defendem tratar-se de um evento natural, pois saímos de uma era glacial então é esperado que o planeta sofra um maior aquecimento; até aqueles que acreditam tratar-se de um evento que tem suas causas na intensa atividade humana no planeta, principalmente pelo uso de combustíveis fosseis como a gasolina, que libera uma grande quantidade de poluentes na atmosfera e também as queimadas nas florestas. Quando esses combustíveis são queimados, liberam uma grande quantidade de gases poluentes, entre eles o CO2 (gás carbônico), o N2O (óxido nitroso) e também o metano (CH4), este ultimo tem uma curiosidade, ele também é liberado naturalmente por animais como as vacas e por isso se fala delas vez por outra quando se trata de aquecimento global. A liberação desses gases em grande quantidade na atmosfera é perigosa, pois eles tem grande capacidade de reter calor; o natural é que apenas uma parte do calor vindo do nosso sol fique presa na atmosfera e outra parte volte para o espaço, porém esses gases acabam retendo calor demais o que causa o aumento da temperatura no planeta.
     Você pode ter uma ideia do que foi comentado acima lembrando que um carro fechado durante o dia fica superaquecido por dentro, isso se dá por que o vidro deixa o calor entrar, mas retém dentro do carro boa parte desse calor, os gases citados acima atuam como o vidro do carro no exemplo.
     Algumas tentativas de conter o aumento do aquecimento global tem sido feitas, mas na prática pouco tem sido realizado de fato pois esse assunto esbarra em questões políticas e econômicas. Um exemplo de tentativa se deu em 1997, quando 162 países se reuniram para assinar o ‘Protocolo de kyoto”, documento onde esses países se comprometiam a reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa. Na prática poucos tentaram realmente baixar seus níveis de gases, destacando-se entre eles os Estados Unidos que alegaram não comprometer seu desenvolvimento econômico por conta do efeito estufa. Atualmente os países que mais liberam gases causadores do efeito estufa no mundo são: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

     Temos de fazer a nossa parte para tentar garantir um meio mais equilibrado saudável para as gerações futuras e isso só pode ser feito através de práticas menos poluentes e muita conscientização.

MATÉRIA DO GLOBO ECOLOGIA - MUITO LEGAL!


Professor da USP FALA SOBRE A FARSA DO AQUECIMENTO GLOBAL NO JÔ (HÁ QUEM DIGA QUE O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO EXISTE, TIRE SUAS CONCLUSÕES)




LINKS INTERESSANTES PARA APROFUNDAR O TEMA:



Um comentário:

  1. Muito bom, esta bastante proveitoso, produtivo e informativo. Meus Parabéns

    ResponderExcluir