terça-feira, 25 de maio de 2010

RESUMO SOBRE A CÉLULA

A célula é a menor unidade viva que compõem os seres vivos, de um modo geral todos os seres vivos são formados por células, nem que seja apenas uma; a esta constatação chamamos TEORIA CELULAR.

Uma exceção a esta teoria é o VIRUS, único ser considerado vivo que não é composto por células, sendo por isso classificado como ACELULAR; de um modo geral o vírus é uma cápsula de proteínas com material genético em seu interior.

Os seres formados por apenas uma célula são classificados como UNICELULARES (bactéria, ameba, paramecium, euglena), os seres formados por várias células são classificados como PLURICELULARES (humanos, gatos, peixes, insetos).
As células podem ser classificadas em visíveis ou não visíveis a olho nu, as visíveis são as MACROSCÓPICAS (gema de ovo, alvéolo da laranja, óvulo), as não visíveis a olho nu são as MICROSCÓPICAS (bactérias, demais células humanas, ameba, celas vegetais).


Em pelo menos uma fase de sua vida as células apresentam 03 estruturas básicas: MEMBRANA PLASMÁTICA (reveste e protege a célula), CITOPLASMA (onde ocorrem as atividades metabólicas como digestão e respiração) e NÚCLEO (centro de comando da célula)

AGORA É A SUA VEZ: Como você se vê, sendo um ser formado pela união de milhões de outro pequenos seres vivos? reflita, comente.

23 comentários:

  1. eu achei legal esse site pois ele mostra as células macroscopicas valeu fabio

    ResponderExcluir
  2. Amigo, só vi seu comentário agora e peço muitas desculpas pela demora. Agradeço muito pelo elogio, espero que as postagens futuras possam ser interessantes e contribuam com seu interesse.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Vlw! Eu acho q vou me sai bem no meu trabalho de Ciências sobre Célula: a unidade que Compõe a diversidade.

    ResponderExcluir
  4. mt be resumido ideal pra quem quer uma forma rapida e pratica de conhecer as celuas

    ResponderExcluir
  5. Valeu pessoal, voltarei a fazer postagens pois estava muito atarefado

    ResponderExcluir
  6. muiiito obrigada pela ajuda ae viu

    bjão valeu mesmo

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Ha eu acho muito legal até porque assim um ser tão grande como a baleia por exemplo ser formada por bilhões e bilhões de micho organismos que se unem e se tornão um só é muito legal.Beleza vou tirar dez na prova.

      Excluir
  8. muito bom conseguir fazer meu trabalho , e conçerteza vou ganhÁr dez\ !***** falew !!!

    ResponderExcluir
  9. muito bom esse resumo me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  10. Muto legal me ajudol muito no meu trabalho da escola!!!

    ResponderExcluir
  11. Bem resumido,gostei,adiquiri im otimo entendimento

    ResponderExcluir
  12. Bem resumido,gostei,adiquiri im otimo entendimento

    ResponderExcluir
  13. Muito bom esse site gostei ✌👌👊

    ResponderExcluir
  14. Muito Obrigado me ajudou muito no meu trabalho de ciências tirei 10,0 no trabalho

    ResponderExcluir